I Dia da Matemática movimenta início da semana no IFBA Valença

10/05/2013 15:25

 

Matéria: Adriano Miranda

Aconteceu nos últimos dias 6 e 7 de Maio a 1ª edição do Dia da Matemática. O evento foi organizado pelos alunos da Licenciatura em Matemática, em parceria com o CALMAT (Centro Acadêmico da Licenciatura em Matmática) e da Coordenação de Turismo e contou com a participação de alunos dos cursos integrado e subsequente, além das duas Licenciaturas.

 

Durante os dois dias do evento os alunos participaram de palestras, oficinas, além de momentos culturais, com apresentações musicais e um grupo de Teatro.

 

Evento começa com Palestra de Professora da UFBA

O primeiro dia do evento, contou com a participação da professora Rita de Cássia de Jesus da Silva (Coordenadora do Colegiado do curso de Graduação em Matemática da UFBA), que fez uma palestra sobre "Formas inovadoras de ensino da Matemática". A palestrante mostrou softwares que visam a facilitar o entendimento, além de objetos tradicionais como o triangulo mágico entre outros.

 

Evento prossegue com várias oficinas

Após a palestra da professora Rita de Cássia, o evento prosseguiu com um intervalo musical e com o coffe break que foi servido aos participantes. Após isso iniciou-se as oficinas, voltados para a matemática. As oficinas variaram desde à programação ("Desenvolvendo Objetos Edeucacionais com C++, ministrado pelo professor Edeyson Gomes), até oficinas artesanais como a oficina " Brincarte", que visava a ludicidade para o ensino da Geometria espacial, ministrado pela professora Alba Rogéria. Houve também mini cursos que integravam Software Livre com matemática, como o que foi ministrado pelos professores Matuzalém Guimarães e Wheliton Chiang Shung, dentre outros. No total foram 8 oficinas que aconteceram nos dois dias do evento.

 

 

Intervalos Culturais têm apresentações musicais e peça teatral

O segundo dia do evento começou com um momento musical, onde alunos dois dois cursos recebiam os participantes com várias canções e serviam de aquecimento para o segundo dia do evento.

Após o momento musical, houve a apresentação da peça "O Vendedor de Esperança", Dirigido por Juliano Brito e Geison de Brito, de Autoria de Ana Rita, uma Adaptação do Livro : O Homem que Calculava. Onde os atores contaram um pouco da história da Matemática de uma forma animada e bastante interessante. Após isso os alunos se dirigiram para o segundo dia das oficinas.

 

Evento é encerrado com apresentação musical e sorteio de brindes.

Após as oficinas, os participantes se reuniram no pátio do IFBA onde houve uma apresentação musical intercalado com sorteio de vários brindes. 

 

O I Dia da Matemática foi o primeiro de uma série de grandes eventos que acontecerão no IFBA durante este ano.

A equipe do CACO parabeniza à todos os organizadores e participantes do I Dia da Matemática.

 

Confira mais fotos do I Dia da Matemática